O Transportador da Carga Explosiva
O Luc Besson todo mundo conhece. Francês, fazia filmes e agora só produz (alguns poderiam dizer ´graças a Deus!´, mas de qualquer maneira...). Corey Yuen é um cara menos conhecido. Contribui com a arte milenar da produção de filmes de ação chineses, mesmo porque é chinês e dirige filmes de ação. Pro cinema ocidental, dirigiu as cenas de ação de filmes como X-men, O confronto e O Beijo do Dragão e fez um belo trabalho. Jason Staham é um inglês canastrão e carismático que também atuou no O Confronto, alem de protagonizar o Snatch e faz um suporting role no faroeste Fantasmas de Marte, do John Carpenter. Eu sempre achei que o sujeito merecia um longa. Então.
Besson produz e escreve, Yuen dirige e Statham protagoniza. `The Transporter´ é o nome do filme, `Carga Explosiva´ em português. Ele conta a história de um ex-militar que ganha a vida transportando cargas, pessoas ou qualquer outra coisa para criminosos, vivendo pelo seu código de ética pessoal, sem se importar com mais nada. Até que um dia ele quebra suas regras e se envolve com uma
gatchenha chinesa, um malandrão traiçoeiro e um esquema de contrabando de chineses. Mas o roteiro é o que menos importa no filme, mesmo porque poderia ter sido escrito por uma criança de 9 anos. 8 talvez.
Deve ser uma bomba não é? Não, não é. Mas você vai achar isso se for daquele tipo de pessoa que liga para furos no roteiro, que se sente pessoalmente ofendido com mentiras absurdas ou com claras abominações as mais básicas leis da física. A minha dica é relaxar, peregrino. Vêje, você está assistindo um filme de ação dirigido por um diretor chinês, do mesmo pais que já gerou experts no assunto como Jackie Chan, John Woo ou Tsui Hark, o roteiro ou o realismo são as coisas que menos importam agora. O que realmente importa é o balé das coreografias, os
stunts elaboradíssimos e as soluções para criar cenas de ação originais e instigantes. Aprecie a vista, peregrino, não precisa ter vergonha.
A única coisa que eu tenho pra reclamar do filme é a falta de uma cena presente no trailer que desapareceu. Consistia em uma sequência aonde o Staham desviava um míssel com uma bandeja de cozinha. Aguardo ansiosamente as cenas deletadas do dvd.