O Ronin e o Samurai
Lá no comecinho da carreira do Frank Miller, quando ele ainda não era considerado o autor mais melhor de bom do mundo todo em termos de hq, ele fez uma mini série chamada Ronin. Como de praxe, ela é boa pra cacete. Agora, olha que legal, se você levantar esse seu traseiro gordo e se arrastar até a banca de jornal mais próxima, você descobrirá que a editora Opera Gráfica está reeditando essa maravilhosa obra. Ela vem em formato americano, fechada com plástico que nem revistas pornôs, e com uma frase linda na capa, que diz "O PRIMEIRO MANGÁ AMERICANO". Um dia ainda farei um post para refletir sobre essa frase e sua completa falta de sentido, mas nesse momento nos concentremos na revista.
O Jornaleiro vai te cobrar seis bagarotes e cinquenta centavos por ela, o que é um preço muito bom. É uma mini série em 3 edições, a primeira já saiu a algum tempo, mas como esse tipo de coisa não vende muito com um pouco de sorte você encontra a mesma com facilidade. Leve a revista para casa e leia. É muito legal, não é? Então.
Agora depois de ler a revista, você tem 3 opções. Você pode ligar sua TV a cabo no Cartoon Network; você pode ir a uma locadora e alugar o dvd ou ainda baixar episódios na web via kaaza ou genérico. Em qualquer uma delas você deve procurar pelo desenho animado que leva a graça de "Samurai Jack". É um projeto do Gendy Tartakovsky ou Deus sabe lá como se escreve seu nome. Assista. É uma beleza, não? Que cores, que simplicidade de narrativa e de design, que trilha sonora, que minimalismo sublime, ó Gloria, Gloria.
Agora, que você já leu e assistiu essas duas obras absolutamente geniais, eu lhe apresentarei algumas curiosidades sobre as duas.
Ronin
Um Ronin (dã), no japão medieval, tem seu mestre morto por um demônio transmorfo com apêndices do lado da cabeça.
Samurai Jack
Um menino tem sua cidade e seu pai destruídos por um demônio transmorfo com apêndices do lado da cabeça.
Ronin
O Ronin aprisiona o demônio dentro da lâmina de uma espada mágica, mas da mole e é mandado pra dentro da espada junto com seu algoz.
Samurai Jack
O menino treina pra burro, se torna um samurai e com a ajuda de uma espada mágica de seu pai, enfrenta o demônio. Acuado, ele envia o samurai para o futuro para se salvar.
Ronin
Em um futuro distante, a espada é descoberta e os dois são libertados. O demônio arquiteta um plano para a dominação mundial e o Ronin deve dete-lo.
Samurai Jack
No futuro, o demônio domina o mundo, e o samurai luta para voltar a seu tempo e destruir o vilão antes que ele domine a terra.
E o que eu quero dizer com isso? Nada, só estou apontando as referências. Não acho que seja plágio ou coisa assim, pois o criador do Samurai é um cara batuta e deve ser fã do Miller. É que relendo a hq, deu vontade de falar isso tudo. Acharam interessante? Não? E eu com isso?