domingo, novembro 23, 2008

Recado da diretoria

Yo!

Depois de muita consideração cheguei a conclusão de que esse blog não faz mais sentido depois do advento do twitter. Visitem-me por . A blogosfera (ahrg, não acredito que usei o termo) não é mais lugar pra piadinhas de gosto duvidoso como eu gosto tanto. Estarei exercitando minha capacidade de ser suscinto por lá.

Porém a blogosfera (ok, duas vezes no mesmo texto me confirma como um babaca de grife) ainda é lugar para um blog direcionado, com um público-alvo claro e que vá direto ao ponto. Então o Problema Todo Dia continua firme e forte, com a ousada proposta de um texto sobre cinema, quadrinhos ou tv todo dia. Útil, porque ninguém é de ferro. Ah, e essa semana tem não porque eu to rumo a Petrópolis para o laboratório Sesc Rio de Roteiros para onde eu fui selecionado com um roteirinho de longa-metragem. Hooray!

E com essa, mais uma vez, me despeço. Definitivo? Sei lá bicho.

quinta-feira, outubro 23, 2008

O novo amor do Rei.

Não tem como negar: Roberto Carlos está namorando firme uma paulistana de 23 anos. Depois de dois meses "conhecendo melhor" a estudante de medicina Fernanda, eles engataram um relacionamento sério. Prova disso, é que a própria moça está decorando o apartamento que Roberto mantém em São Paulo.

Fernanda, fique esperta. Dado o histórico das amadas do Rei, nunca é cedo demais para começar a quimioterapia.

Sarah Connors estava certa.

Pentágono abre licitação para robôs caçadores de gente.

Sabe qual o nome do satlite inglês de defesa? Começa com 'S'.

quarta-feira, outubro 22, 2008

Malvados na PM

Não é estranho você abrir a prova para investigador de polícia desse ano e se deparar com umas tirinhas dos malvados para interpretação de texto? Caiu bem, se me perguntarem.

quarta-feira, outubro 15, 2008

Feliz é o cego.

O Paciente Inglês é o melhor filme de Fernando Meirelles por um motivo muito simples: Ele é um filme honesto. O Paciente Inglês é um thriller que só que ser um thriller e isso não é pouca coisa. Porque o cegueira quer ser um filme de arte, uma fábula importante e revelante na conjuntura sócio-econômica contemporânea e só consegue ser bobo, feio, irritante e cabeça de melão.

Enfim, só me expliquem uma coisa: pra que tanto plano daquela cafeteira hypada da casa da Julianne Moore? Chantagem emocional da direção de arte? Merchan? Outro mistério é o terceiro ato do filme, onde somos jogados em um filme de zumbi. Qual é a função narrativa daquilo tudo? Ou a graça? Ou... tá, ok, ok, parei.

domingo, outubro 05, 2008

Em terra de cego quem tem um olho errei.

Uma associação de cegos nos EUA decidiu boicotar Ensaio Sobre a Cegueira devido aos maus modos dos ceguinhos do filme. Saramago, em um talk show, responde:

- Isso não é polêmica, porque para que esta exista é preciso de interlocutores. Neste caso, trata-se de uma associação de cegos que decide ter uma opinião sobre um filme que não viu - afirmou o escritor português.

Nem vão ver, né Saramago. Me lembrou do episódio em que Senor Abravanel recebia uma ceguinha no programa e dizia 'Agora, minha querida leia aqui a pergunta... Aaaa, esqueci você não pode ler!' seguido de sonora gargalhada. Sempre achei o Saramago um chato mas essa demonstração de senso de humor fez o velhinho subir vários pontos no meu conceito.

quinta-feira, setembro 25, 2008

Paradoxo Subterrâneo

Saca só. De que vale o auto-falante do metrô paulista anunciar com a 'Voz de Deus' que 'O volume do seu aparelho sonoro pode estar incomodando outro usuário' se o perpetuador do crime não vai ouvir mesmo, dada a altura do som do seu... ah, deixa pra lá.

terça-feira, setembro 23, 2008

Nacho Vigalondo

Nacho nasceu em 77 numa cidade chamada 'Cabeção de Sal' na Espanha. Fui apresentado a ele pelo amiguinho Fernando Veríssimo e desde então virei fã absoluto. Eis então que com patrocínio do Youtube, inauguro o primeiro festival retrospectiva Nacho Vigalondo aqui, neste post. Behold!

7:35 de la mañana



Indicado ao Oscar, perdeu porque na academia só tem viado.

Código 7, em três episódios.







Melhor Adaptação de Philip K Dick do mundo.

Domingo



Orson Welles ficaria orgulhoso.

Una leción del cine



Melhor que Histórias do Cinema.

Cambiar el mundo



Com grandes poderes, nenhuma responsabilidade.

Choque



Um faroeste moderno.

Trailer de Cronocrimes



Trailer do primeiro longa de Vidalondo, que foi comprado pela United Artists para ser adaptado para norte-americanos (idiotizado). Estreou no Brasil no RioFan, mais cedo nesse mesmo ano.


A dura volta.

O lance é, que os anos passam e você começa a dar valor pro seu tempo. Um valor mesquinho, escrotinho mesmo, que ri amarelo quando a velhinha tropeça na escada do ônibus. E ai, quando você percebe, está compartimentando seu tempo em pequenos blocos produtivos, com prioridades relativas a seus projetos de vida ou de subsistência. Toda vez que está se dedicando a alguma coisa, percebe que existe um objetivo maior (ou não) por trás de tudo.

E quando você vê, seu blog está desatualizado a muito tempo e não lhe sobra tempo pra atualiza-lo.

Ok, ok, escrevi muito pra dizer uma coisa simples: A quantidade de posts desse blog é proporcional ao tempo que eu fico preso na frente de um computador sem trabalho. Pronto, falei.

E agora eu sou um ser humano muito produtivo vivendo na cidade onde mais se gosta de trabalhar no Brasil, então fica dificil, MEO.

Mas eu tento, juro.

De coração.

terça-feira, agosto 26, 2008

Guia de higiene, comportamento e comedoria para o audiovisual pernambucano

Lendo o fenomenal guia de Raul Luna e trocando Recife por 'Rio de Janeiro' o resultado é o mesmo. Clica.

É ver pra crer



Surpreendentemente, um grupo de humor brasileiro focado em vídeos para internet que é... engracado. Esqueça o nome em miguches e conheça o Barbixas.

sexta-feira, agosto 22, 2008

Me dá um troco pra eu fazer um sonzinho indie?

Eu tenho medo do Marcelo Camelo.

quarta-feira, agosto 20, 2008

Whooooo waaaaatcheeeees theeeeee...

Revistas nerds de fofoca estão relatando que o diretor da adaptação de Watchmen, Zack Snyder, está tentando a qualquer custo reduzir o tempo final do filme, que está atualmente com 2h50.

Tomando como base o trailer liberado e o 300 - filme anterior do diretor - a solução me parece bem simples. Colocando todas as cenas em câmera lenta na velocidade normal, acredito que o resultado final deve ter entre 10 e 15 minutos.

terça-feira, agosto 19, 2008

The dream...

...to awake in our world...

O Twin Peaks do desenho animado, cortesia do gênio Peter Chung.

segunda-feira, agosto 18, 2008

Certas coisas

Eu sei que é meio que viadagem. Eu sei. Mas rola essas coisas às vezes e eu não consigo deixar de me sentir estranho vendo um evento cujo objetivo é mostrar a publicitários a experiência de trabalhar em um longa-metragem, definido como 'um comercial com um ano de pré-produção'.

Tem certas coisas que são sagradas.

quinta-feira, agosto 14, 2008

Diga-me quantos leds tem..

Outro dia senti um pouco de medo a apagar a luz da minha sala e ver a quantidade de leds proveninentes de aparelhos em stand-by que continuaram acesas. Uma sala pequena com, o que? Mais de uma dezena de aparelhos incluindo computadores, celulares, tv, dvd, laptop, impressora, scanner, modem, decodificador de tv a cabo, hds externos, telefone sem fio, meu deuso do céu, E O ELETROSMOG?

segunda-feira, agosto 11, 2008

quarta-feira, julho 30, 2008

Turma da Mônica Jovem

Chega as bancas essa semana o novo gibi "Turma da Mônica Jovem". Sim, eu falo gibi pra todo mundo ver quantos anos eu tenho. Talvez assim me tratem com mais respeito. E eu tambem falo 'bicicleta' ao invés de 'bike'.

Ai vai a sinopse da primeira edição:

Saindo do velório de Horácio, que finalmente cometeu suicídio após sua tentativa fracassada de virar poeta emo, a velha turma se reencontra, agora mais velhos e mudados:

Mônica acaba de ser libertada da Febem depois de uma temporada de xilindró por ter desfigurado um pobre infeliz que brincou com o tamanho de seus dentes. Sua única lembrança da infância lúdica é um coelho azul tatuado na virilha.

Cebolinha vive de pequenas contravenções para pagar o tratamento de quimioterapia responsável pela sua calvície precoce, mas esconde a doença de seus amigos.

Cascão faz bicos como lixeiro e continua sem tomar banho mesmo depois de uma vida de esquistosomoses, cracas e sebinho.

Magali construiu uma sólida carreira de modelo internacional, mas em troca desenvolveu uma séria bulimia e dependência de certos aditivos.

Reunidos, os amigos relembram a infância em uma noitada regata a pinga barata misturada com suco Clight e Amy Whinehouse. A saudade e o álcool de má qualidade em abundância fazem a reunião descambar para uma descontrolada orgia entre amigos.

No próximo número: A turminha enfrenta o perigoso Louco, um psicopata pedófilo obscecado por Cebolinha. Cascão às voltas com uma divertida infestação de carrapatos. Magali no Rehab. Mônica descobre que seus rompantes de violência pode estar associados a negação de um curioso aspecto de sua sexualidade...

terça-feira, julho 22, 2008

Insignificantes

Batmãe


Muito do que o mundo é hoje pode ser atribuído a incapacidade das pessoas realizarem seu trabalho decentemente. Se todos os profissionais - sejam políticos, policiais, caixas de banco ou coroinhas - realizassem suas funções como deveriam com certeza o planeta terra seria um pedregulho flutuante no éter menos desprezível.

Precisamos de exemplos como o de Christian Bale, preso hoje pela manhã acusado de agredir a mãe de 60 anos e a irmã de 40. Bale, talvez inspirado por seu falecido companheiro de tela, resolveu entrar definitivamente no personagem - nem que para sentir na pele o trauma de Bruce Wayne fosse preciso mandar sua família dessa pra uma melhor.

E isso, peregrinos, é que é ser um ator. Mas por favor, não deixem nenhum menino órfão nas proximidades do homem. Só pra garantir.

segunda-feira, julho 14, 2008

Vaso ruim não quebra fácil

Sim, é verdade. Este empoeirado blog, fundado nos tempos áureos e esperançosos de 1997, antes de mesmo saberem que o nome disso era blog, está de volta a ativa. Hooray!

E consolidei todos os arquivos possíveis das encarnações passadas do ´Pensamento´ nos arquivos ali embaixo, na direita. Toda uma história de comentários idiotas e resmungos senis ao alcance de seus dedos.

Para começar, uma retrospectiva sobre o que aconteceu nesse período de tempo entre o coma do Carne Víbora. Vou contar como realizei um importante descobrimento no campo da energia em ponto zero, como domei um búfalo selvagem em meio a um cruzeiro na Indonésia e os caminhos que me levaram a escrever o livro de auto-ajuda que mudou a história da literatura mundial.

Enquanto produzo esse magnanimo e estarrecedior texto vocês podem dar uma olhada no que fiz em matéria de cinema aqui e em matéria de design aqui. Alias minha base de operações agora é São Paulo.

Sobre o Rio de Janeiro, o último a sair, apague a luz do Santos Dummond.

Bem-vindos de volta.

quinta-feira, janeiro 03, 2008

Saiam da Água!

I'm back, baby. Aqui.